Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

ANVISA: Esclarecimentos sobre a Fenilcetonúria

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FONTE: ANVISA acesso em 17/08/2011

1. Introdução


A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo de herança autossômica recessiva, que resulta da deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase. Esta enzima catalisa a conversão da fenilalanina em tirosina, que tem papel importante na produção dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina. A deficiência enzimática causa aumento de fenilalanina (FAL) no sangue e tecidos, levando a um quadro clínico específico. Este quadro caracteriza-se por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, hiperatividade, convulsões, alterações cutâneas, tais como eczema e distúrbios da pigmentação, comportamento agressivo ou tipo autista, hipotonicidade muscular, tremores, microcefalia, descalcificação de ossos longos, retardo de crescimento, odor característico na urina e suor.


O diagnóstico precoce é realizado por triagem neonatal, “teste do pezinho”, que é obrigatório em todo território nacional e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). É recomendado que o sangue seja colhido após 48 horas do nascimento, para garantir que o recém nascido tenha sido alimentado, evitando assim resultados falso-negativos.


As hiperfenilalaninemias são definidas por níveis plasmáticos de fenilalanina acima de 4mg/dl de sangue. Elas podem ser classificadas em: 


Fenilcetonúria clássica: níveis plasmáticos de fenilalanina superiores a 20mg/dl e atividade enzimática residual menor que 1%. 


Fenilcetonúria leve: níveis plasmáticos de fenilalanina entre 10 e 20 mg/dl e atividade enzimática residual de 1 a 3%. 


Hiperfenilalaninemia: níveis de fenilalanina entre 4 e 10mg/dl e atividade residual maior que 5%. 


Deficiência de Tetrahidrobiopterina (BH4): determinada pela deficiência do co-fator BH4 necessário para a ativação da fenilalanina hidroxilase. 


A fenilcetonúria clássica tem uma incidência internacional média de um caso positivo para cada onze mil nascidos vivos triados (1: 11.000). No Brasil tem sido constatada uma incidência ao redor de um caso positivo para vinte e dois mil nascidos vivos triados (1: 22.000)


As meninas com fenilcetonúria ou hiperfenilalaninemia, devem receber uma atenção especial, pois na gestação, valores de FAL aumentados, acima de 4mg/dl, estão associados a anomalias no feto como: baixo peso ao nascimento, microcefalia, retardo mental, retardo de crescimento pós-natal e cardiopatia congênita de complexidade variável entre outras. Assim é recomendado que estas pacientes mantenham níveis de fenilalanina abaixo de 4 mg/dl, 3 meses antes da concepção, bem como durante toda a gestação. 




2. Tratamento


O tratamento consiste em uma dieta que ofereça alimentos com baixo teor em fenilalanina, porém esta deve estar em quantidade suficiente, de forma a evitar uma síndrome carencial, por se tratar de um aminoácido essencial. Retira-se da dieta alimentos ricos em proteína de origem vegetal e animal. Frutas, hortaliças e outros alimentos com baixo teor de proteína são mantidos e oferecidos quantitativamente de acordo com a tolerância individual.


A recomendação protéica não pode ser atingida com alimentos convencionais sem que haja uma ingestão excessiva de fenilalanina. 


A dieta deve ser suplementada, com produtos especiais “fórmulas para dietas com restrição de fenilalanina”, que consistem em uma mistura de aminoácidos isentos de fenilalanina, utilizados para suprir aproximadamente 75% da proteína da dieta, sendo a principal fonte de aminoácidos. A fórmula deve suprir a recomendação de tirosina em 100 a 120 mg/kg/dia e o total de aminoácidos deve ser no mínimo de 3 g/kg/dia em crianças menores de 2 anos e deve se manter em 2 g/kg/dia em crianças acima de dois anos.


A recomendação de proteína é maior quando os aminoácidos livres, presentes nas fórmulas, são a principal fonte protéica. Desta forma na dieta para fenilcetonúricos a recomendação protéica excede as IDR (Ingestão Diária Recomendada). Deficiência de proteína leva a déficit de crescimento em crianças e perda de peso em adultos, osteopenia, diminuição na concentração de pré-albumina, perda de cabelo, diminuição da tolerância de fenilalanina.


As “fórmulas para dietas com restrição de fenilalanina”, substitutas de proteínas, podem ter diferentes composições: 1) fórmulas de aminoácidos isentas de fenilalanina, enriquecidas com vitaminas e minerais; 2) fórmulas de aminoácidos isentas de fenilalanina, mais carboidrato, gordura, enriquecida de vitaminas e minerais; 3) tabletes ou cápsulas de aminoácidos sem carboidrato, vitaminas e minerais; 4) barra de aminoácidos; e outros. As fórmulas são divididas e utilizadas de acordo com a faixa etária, sendo importante utilizar o produto que melhor atenda as necessidades do paciente.


As “fórmulas para dietas com restrição de fenilalanina” com mistura de aminoácidos enriquecidas com carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais são normalmente utilizadas no início do tratamento associadas a fórmulas infantis, ou leite materno que fornecem as necessidades mínimas toleradas de FAL ao paciente. O bebê com fenilcetonúria pode ser amamentado sob rigorosa orientação de nutricionista e acompanhamento médico. Existem vários métodos para oferecer leite materno à criança. A “fórmula para dietas com restrição de fenilalanina” deve ser oferecida em pequenas quantidades durante o dia, para que não ocorra maior oxidação e perda de nitrogênio pela urina, alterações rápidas nos níveis séricos de fenilalanina, até mesmo sintomas gastrointestinais, como vômito e diarréia relatados em crianças que tomam a fórmula 1 ou 2 vezes ao dia.


A recomendação de FAL é individualizada, variando de paciente para paciente. Depende da atividade enzimática, idade, velocidade de crescimento e estado de saúde. A recomendação varia de acordo com a faixa etária, sendo maior nos primeiros meses de vida (20 a 50 mg/kg/dia), declinando posteriormente com a diminuição da velocidade de crescimento. Nos primeiros seis meses podem ser necessários ajustes semanais baseados no crescimento, desenvolvimento e níveis plasmáticos de fenilalanina. A deficiência de fenilalanina pode levar a algumas conseqüências como deficiência de crescimento em crianças, perda de peso em adultos, retardo mental a longo prazo, diminuição ou elevação dos níveis plasmáticos de FAL. Dependendo do estágio da deficiência de FAL: queda de cabelo, alterações nos precursores de células vermelhas com anemia, hipoproteinemia com aminoacidúria generalizada e redução dos níveis plasmáticos de pré albumina.


Os níveis séricos de FAL devem ser mantidos o mais próximo do nível considerado normal de até 4mg/dl, porém existem diferentes recomendações na literatura. Alguns autores sugerem níveis de até 6 mg/dl na infância e início da adolescência e após, 10mg/dl até a vida adulta. O tratamento deve ser mantido por toda a vida.


A dieta ideal para fenilcetonúricos deve ser nutricionalmente completa, de fácil preparo, de agradável palatabilidade, adaptada ao estilo de vida de cada paciente, possibilitando assim, manter níveis de FAL sanguíneos aceitáveis e proporcionar crescimento e desenvolvimento dentro da normalidade.




3. Programa Nacional de Triagem Neonatal


O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi uma iniciativa do Ministério da Saúde, com o objetivo de implementar e regulamentar a Triagem Neonatal no Brasil. A Portaria GM/MS nº 822, de 06 de junho de 2001, desencadeou este processo transformando o exame de Triagem Neonatal (TN) em um PROGRAMA com destaque para todas as etapas, desde a coleta da amostra, tratamento e seguimento dos pacientes por equipe multidisciplinar. O PNTN deu uma nova perspectiva para a TN no sistema público de saúde:


o Reforçou a triagem obrigatória para Fenilcetonúria (PKU) e Hipotiroidismo Congênito (HC), e incluiu a Triagem para Doenças Falciformes (DF) / outras Hemoglobinopatias e para Fibrose Cística (FC);


o Credenciou unidades de gerenciamento e assistência em cada estado, os Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN).


o Disponibilizou os medicamentos essenciais ao tratamento dos pacientes detectados no programa, incluindo a fórmula de aminoácidos para fenilcetonúricos;


o Disponibilizou dados oficiais importantes podendo ser considerado um programa de saúde pública de sucesso. Em sete anos o PNTN realizou triagem em mais de 20 milhões de recém nascidos nas 27 Unidades da Federação e nos 34 SRTNs, alcançando uma taxa de cobertura de cerca de 80% dos nascidos vivos brasileiros.




4. Referências Bibliográficas:


Acosta PB, Yannicelli S, Singh M et al. Nutrient intakes and physical growth of children with phenylketonuria undergoing nutrition therapy.J M Diet Assoc 2003; 103: 1167-1173.


Acosta, P. B. Recommendations for protein and energy intakes by patients with phenylketonuria. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s121-s124.


Acosta,P.B. ;Yannicelli, S et al. Nutrient intake and growth of infants with phenylketonuria undergoing therapy. Journal of pediatric gastroenterology and nutrition 27:287-291. 1998.


Acosta PB, Yannicelli S, Steiner R et al. Protein status of infants with phenyketonuria undergoing nutrition management. J Am Col Nutrition 1999; 18 (2): 102-107.


Armstrong, M.D. & Tyler, F.H . Studies on phenylketonuria. Restricted phenylalanine intake in phenylketonuria. J. clin. Invest, 34:565-80,1955.


Andria G, Fowler B, Sebastio G. “The hyperpheylalaninaemias”. In: Fernandes S, Saudubray JM, Van den Berghe G (eds.).Inborn metabolic disease, diagnosis and treatment. Berlim Springer-Verlag, 2000; pp. 171-183.


Bremer. H.J. ;Anninos, A. et al. Amino acid composition of food products used in the treatment of pacients with disorders of the amino acid and metabolism. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s108-s114.


Carvalho, TM.; Santos, HP.; Santos, ICGP.; Vargas, PR. and Pedrosa, J. A national public health programme in Brazil. Journal of Inherited Metabolic Disease, August 2007, Volume 30, Number 4, p. 615. ISSN: 0141-8955 (Print) 1573-2665 (Online)


Cockburn, F. Clark, B.J.; Recomendations for protein and acid intake in phenylketonuric patients. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s125 -9


Elsas,LJ and Acosta,PB. Nutritional Support of Inherited Metabolic Disease. In Shils,ME;Olson J A et al. Modern Nutrition in Health and Disease 9th ed.1999.


Franóis, B. ; Ponzone, Dietary control and blood phenyl levels. In: Romano, V – Phenylketonuria: from Biochemistry to treatment – Proceedings of a roundtable organized by OASI Institute (I.R.C.C.S.) Troina, Italy May 12-14, 1997.J Inher Metab Dis,21(suppl 3).pp 21-26,1998.


Herrmann, M. E. ; Brösicke H. G. et al. Dependence of the utilization of a phenylalanine- free amino acid on different amounts of single doseingested. A case report. Eur J Pediatr (1996) 153: 501-503.


Krauch, G.; Müller.; et al. Comparison of the protein quality of dietetically treated phenylketonuria patients with the recommendations of the who Expert Consulation. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s153-s157.


Martins, AM; Frangipani, BJ; Micheletti, C e Oliveira, RB. Protocolo Brasileiro de Dietas Erros Inatos do Metabolismo. Segmento Farma Ed. 2006, (1): 17-29. 


Medical Research Council Working Party on Phenylketonuria (1993) .Recomendations on the dietary management of Phenylketonuria Arch Dis Child: 68 426-427.


Phenylcetonuria: screening and management - Nacional Institutes of Health Consensus Development Conference Statement. October 16-18, 2000.
Rupp, A. burgard, P. Comparison of different indices of dietary control in phenylketonuria. Acta Paediatr 84: 521-7 1995.


Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas: Medicamentos Excepcionais – Fenilcetonúria. Ministério da Saúde (2002). 385-395. 


Schweitzer-Krantz, S. , Burgard, P. Survey of national guidelines for the treatment of phenylketonuria. Eur J Pediatr (2000) 159 [suppl 2]: s70-s73


MacDonald A, Diet and compliance in Phenylketonuria. Eur J Pediatr (2000) 159 [suppl 2]: S 136-S 141.


Motzfeldt K, Lilje R and Nylander D.Breastfeeding in phenylketonuria Acta Paediatr Suppl 432: 25-7. 1999.


Duncan LL, Elder SB. Breastfeeding the infant with PKU. J Hum Lact 1997 Sep;13(3):231-5.


Greve, LC; Wheeler MD. Green- Burgeson, DK; at al; Breastfeeding inthe management of the newborn with phenylketonuria : A pratical approach to dietary therapy. JADA 1994; 94: 305-9.


Scriver CR, Kaufman S. “Hyperfenylalaninemia: phenylalanine hydroxylase deficiency” In: Scriver CR. The metabolic and molecular bases of inherited disease. Nova York:McGraw Hill, 2001; pp. 1666-1724.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB