Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Os 10 Passos para a Alimentação Saudável

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hoje recebi um e-mail de uma amiga que enviava em anexo os dez passos para uma alimentação saudável para todos ( adultos) do Ministério da Saúde, achei o assunto muito  interessante e fui pesquisar. 

Eu já conhecia e inseria nas minhas atividades , os dez passos para as crianças menores de 2 anos e os dez passos para as crianças. Mas achei muito interessante essa proposta que deve ser divulgada .





Alimentação Saudável para todos:
Siga os Dez Passos

1) Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. 

2) Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições.Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3) Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. 

5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos  escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. 

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9) Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de  água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


Caso queira conhecer o folder do Ministério da Saúde ou conhecer outros 10 passos para alimentação saúdavel - publicação do Ministério da Saúde acesse : http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444

Outras Publicações :

Série Temática “Os 10 Passos para a Alimentação Saudável”: 
:: Alimentação Saudável para Adolescentes


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB