Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Sardinha enlatada é interditada por suspeita de botulismo ( ANVISA)

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  publicada nesta segunda-feira (7), determinou a interdição cautelar do produto Sardinha em Molho de Tomate, por suspeita de causar botulismo. A medida vale para o produto da marca Palmeira, fabricado em 16/10/2009 e 19/10/2009 e com validade até dezembro de 2012.
A interdição é uma medida cautelar e pode durar até 90 dias, prazo em que serão realizados testes que comprovem ou não a contaminação do produto e o diagnóstico da doença. A investigação do caso vem sendo realizada conjuntamente com o Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, além da Secretaria de Saúde do Maranhão (MA).
O caso suspeito de botulismo foi observado em uma criança que ingeriu a sardinha enlatada no município de Manda do Maranhão(MA) . Não houve outros casos suspeitos. A Anvisa, que por lei tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, decidiu então pela interdição do produto como medida preventiva.
Saiba Mais
O botulismo é um doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Apresenta elevada letalidade e deve ser considerado uma emergência médica e de saúde pública. Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o tratamento seja instituído precocemente. Quando causado pela ingestão de alimentos contaminados, é considerado como doença transmitida por alimento.
A notificação de um caso suspeito é considerada como surto e é obrigatória. A prevenção da contaminação do alimento deve ser feita pelas indústrias fabricantes pela adoção das boas práticas de fabricação durante o processamento. Considerando que a toxina causadora do botulismo é termolábel, o aquecimento adequado do produto elimina a contaminação.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB