Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Veja o que prevê o decreto da
Política Nacional de SAN

Marcelo Torres
Dia 25 de agosto, durante reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que instituiu a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), prevista pela Lei 11.346, Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).
O principal objetivo da PNSAN é promover a segurança alimentar e nutricional, para garantir a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). Para isso, o decreto define diretrizes e objetivos da PNSAN e dispõe sobre a sua gestão, mecanismos de financiamento e monitoramento e avaliação, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
"A política contida no decreto é o resultado de uma construção gradativa e pactuada entre os vários setores de governo e o Conselho", afirmou Renato. S Maluf, presidente do Consea, no discurso que fez na solenidade.
"Ao mesmo tempo em que programas e ações foram sendo implementados e produziram resultados palpáveis, foram sendo criadas condições institucionais e políticas para chegarmos ao formato da PNSAN como coordenadora de todos esses programas e ações", disse ele.
"O decreto nos dá a perspectiva de ter, em até doze meses, um plano nacional com metas claras e recursos definidos, consagrando o compromisso de todos os setores do Governo Federal e nos credenciando a participar da formulação do Plano Plurianual 2011-2015", revelou.
O presidente do Consea lembrou da necessidade de um pacto federativo para a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). "Vamos buscar a adesão ao Sisan e à Política Nacional de todos os estados e do Distrito Federal, e também de pelo menos 700 municípios onde já existem Conseas instalados. Desse modo, chegaremos na IV Conferência Nacional, que realizaremos em outubro de 2011, em condições de firmar um pacto de gestão pela promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável".
A política nacional para o setor estabelece diretrizes para a elaboração de plano nacional, que será elaborado num prazo de um ano. São oito as diretrizes estabelecidas, que estão relacionadas com o acesso à alimentação, a prioridade para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, os sistemas alimentares sustentáveis e descentralizados, a educação alimentar e nutricional, o acesso à água e o monitoramento do direito à alimentação, entre outras linhas (veja a íntegra no anexo a esta matéria).
Alguns dos objetivos específicos da PNSAN abrangem a identificação dos fatores da insegurança alimentar e nutricional, a articulação de setores, o respeito à diversidade alimentar, a criação de instrumentos de exigibilidade, a proteção à agricultura familiar e à biodiversidade, o estímulo a sistemas alimentares sustentáveis de base agroecológica e a inclusão da soberania alimentar como política de Estado.




1 comentários:

. disse...

Semana da Alimentação Carioca – 2010

Na semana de 11 a 17 de outubro, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (CONSEA-Rio) e a Prefeitura do Rio com as entidades parceiras: ABIO, ANERJ, Articulação de Agroecologia do RJ, Ação da Cidadania, CRN-4, Fundação Xuxa Meneghel, PACS, Rede Ecológica, HUMANITAS – Direitos Humanos e Cidadania, Embrapa Agroindústria de Alimentos, SESC-RIO/Bco Rio de Alimentos, SESI – Cozinha Brasil, UFRJ, CONSEA-RJ, Comissão de SAN da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, promoverão vários eventos em celebração a Semana Mundial de Alimentação. O tema central será “Unidos contra a fome – Esta luta é de todos nós”.

“As ações dessa semana servem para termos um momento de reflexão sobre a questão da fome, já que dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que 923 milhões de pessoas passam fome em todo o planeta”.

A campanha tem abrangência mundial e pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. A meta é recolher um milhão de assinaturas até o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O documento pode ser assinado por meio do site:
www.1billionhungry.org/faobrasil.

A lista de eventos da Semana da Alimentação Carioca – 2010 pode ser conferida aqui:
http://humanitasdhecidadania.blogspot.com/2010/09/semana-da-alimentacao-carioca-2010.html

2 de outubro de 2010 às 14:03

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB