Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

ANVISA- Alerta aos Consumidores: Recolhimento de Azeitonas Orgânicas recheadas com Amêndoas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

 Fonte : ANVISA acesso em 01/11/2011
Gerência Geral de Alimentos – GGALI/ANVISA


Alerta aos Consumidores:  

   Recolhimento de Azeitonas Orgânicas recheadas com Amêndoas, marca Bio Gaudiano, produzida por empresa italiana
   A Gerência‐Geral de Alimentos recebeu alertas da Rede Internacional de Autoridades em Inocuidade de Alimentos da Organização Mundial da Saúde (INFOSAN/OMS) e do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Ração da Comunidade Européia (RASFF), sobre recolhimento do mercado de todos os lotes e embalagens do produto Azeitona Orgânica Recheada com Amêndoas, marca Bio Gaudiano, pela empresa fabricante italiana Societá Cooperativa Agrícola GMG F. Illi Gaudiano.
   A medida foi adotada após a notificação de dois casos de botulismo na Finlândia associados ao consumo do produto. Análises laboratoriais confirmaram a presença de toxina botulínica e alteração de pH em  determinados lotes do produto.  
   A empresa brasileira IB Trading Representação Comércio Itália Brasil importou em julho de 2010, 150 unidades do lote F2510X, prazo de validade 06/2012, embalagem em frascos de vidro de 314ml, as quais foram distribuídas aos estados de Goiás, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.  
   A Vigilância Sanitária de Santa Catarina vem atuando conjuntamente com a Anvisa e a empresa importadora a fim de garantir que as unidades que, por ventura, ainda estejam disponíveis no mercado brasileiro sejam recolhidas. As demais Vigilâncias Sanitárias das localidades que receberam os produtos também foram informadas e estão envolvidas nas investigações.  
   Até o momento, não há registro de notificações de casos de botulismo no Brasil pelo consumo do produto.  


Recomendações ao consumidor:
   Os consumidores que possuam em casa unidades do produto Azeitona Orgânica Recheada com Amêndoas, marca Bio Gaudiano não devem consumi‐lo.   

Botulismo

   O botulismo é uma doença não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum e se caracteriza clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais, podendo ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada.
   O botulismo alimentar ocorre pela ingestão de toxinas presentes em alimentos contaminados, que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada. Os alimentos mais comumente associados são: conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, linguiça, mortadela, carne frita conservada em gordura – “carne delata”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pastas de queijos e em alimentos enlatados industrializados.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB