Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Uso indevido de agrotóxicos pode afetar a saúde do brasileiro, dizem especialistas

sábado, 20 de março de 2010

Publicada em 25/04/2008 às 20h19m

Ystatille Gomes - especial para O Globo Online

RIO - O Brasil é um dos maiores compradores de agrotóxicos do mundo, o que deixa as autoridades sanitárias e os consumidores em alerta para o uso indevido de agentes químicos pelos brasileiros. Dados publicados na última semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dão conta que 17,28% dos alimentos colhidos em supermercados de 16 estados brasileiros apresentam doses de defensivos agrícolas acima do que está permitido por lei. Além dos agricultores, que estão em contato direto com os produtos químicos aplicados nos campos, os consumidores também não escapam dos riscos à saúde, apesar de estarem em baixa exposição aos defensivos agrícolas.

- No Brasil, há uma série de agentes químicos não permitidos por lei que estão sendo usados pelos produtores. O uso indevido dessas substâncias, expõe tanto o agricultor como o consumidor a mais riscos à saúde- alerta Eloísa Dutra Caldas, professora de toxicologia da UNB.

Os alimentos considerados mais sensíveis à ação do clima, como a batata e o tomate, muitas vezes são protegidos, ilegalmente, com doses maiores de agrotóxico. Portanto, é preciso ter atenção maior com esses frutos. O uso indevido de determinados agrotóxicos pode provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição contínua e pode levar a paralisias e doenças que afetam o sistema nervoso central e o aparelho digestivo.

" No Brasil, há uma série de agentes químicos não permitidos por lei que estão sendo usados pelos produtores (Eloísa Caldas) "

Dentre todos os agrotóxicos, os mais prejudiciais à saúde são os chamados organofosforados, que são bastante utilizados em alimentos e frutas. Esses agentes afetam somente a superfície do fruto. Portanto, ao lavar os alimentos apenas com água já é suficiente para reduzir os riscos de contaminação.

- A lavagem dos alimentos com água corrente já reduz a ação dos agentes químicos. As frutas e os legumes que têm casca grossa são mais protegidos da ação tóxica. Ao serem descascados, o organismo fica prevenido da exposição direta a algum agente químico - explica Eloísa.

Há alimentos que sofrem a penetração de resíduos tóxicos. E os especialistas alertam que não há formas de eliminar tais agentes. Ana Luisa Faller, mestre em nutrição pela UFRJ, chama atenção algumas medidas preventivas:

- É importante para o consumidor saber a procedência dos alimentos que estão sendo adquiridos. Há estabelecimentos que mesclam técnicas de cultivo do alimento orgânico ao convencional - conhecido como Manejos Integrados - o que atenua a ação dos agrotóxicos - diz Ana Luisa.

Pessoas que tenham organismo frágil, como crianças e idosos, estão mais expostas à ação dos agentes químicos. Segundo Ana Luisa, a atenção com pessoas dessas faixas-etárias deve ser redobrada. Mas vale alertar que a ingestão de alimentos que sofrem ação de agrotóxicos não deve ser eliminada do cardápio. Deve-se ter cuidado com a quantidade ingerida diariamente e com a manipulação e procedência dos alimentos.

Alimentos orgânicos como opção


Uma alternativa para quem prefere se precaver dos riscos de contaminação pelos resíduos tóxicos são os alimentos orgânicos. Esses produtos livres da ação química podem ser encontrados em supermercados e feiras livres. Existem estudos que defendem que esses tipos de alimentos possuem benefícios nutricionais maiores do que os que trazem os convencionais. Mas nem todos têm fácil acesso a esses produtos, que geralmente possuem preços superiores aos convencionais em até 40%.

- Os alimentos orgânicos trazem muitos benefícios à vida. Além de contribuir para a preservação da natureza, por ficarem mais tempo em cultivo na terra, absorvem um número maior de nutrientes necessários ao organismo. São mais caros que os produtos convencionais, mas não oferecem riscos à saúde e acabam nos prevenindo da compra futura de medicamentos para tratar doenças que podem ser desencadeadas pela ação do agrotóxico - diz a nutricionista do Sitio do Moinho, Adriana Bassoul.

" Há estabelecimentos que mesclam técnicas de cultivo do alimento orgânico ao convencional (Ana Luisa Faller) "

A toxicologista da UNB, Eloísa Dutra Caldas, concorda com a possibilidade de uso do alimento orgânico no cardápio diário, mas alerta que essa não é a única solução para o consumidor :

- Aconselho o consumo de produtos orgânicos a quem tem dinheiro para comprá-los. Mas todos precisam saber que o mais importante é não deixar de ingerir todos os alimentos que são essenciais ao organismo. Todos precisam estar atentos ao volume de alimentos ingeridos diariamente e aos cuidados que podem ter antes da ingestão de alguns frutos e hortaliças - encerra Eloísa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB