Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Nutrigenômica e Nutrigenética

sexta-feira, 2 de julho de 2010

 Segue abaixo parte do texto elaborado pela nutricionista  Viviane Sant’Anna do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional. Neste texto podemos identificar as diferenças entre Nutrigenômica e Nutrigenética termos utilizados atualmente na nutrição e que foi um dos temas do CONBRAN ( Congresso Brasileiro de Nutrição de 2010)



O Projeto Genoma Humano, identificou cerca de 30000 genes, e assim começou se a associar a presença/ ausência de ativação de determinados genes nos indivíduos como possíveis causas de algumas enfermidades crônicas, como aterosclerose, hipertensão arterial, diabetes, câncer e infarto do miocárdio.

Ambiente

Nas últimas décadas, comprovou-se também, que o ambiente interferia na atividade desses genes, o que se denominou por fenótipo, ou seja, a relação entre o ambiente pode determinar a expressão gênica. Entre os fatores ambientais que podem determinar a ativação ou inibição de genes, estão:
  • A exposição à radiação solar, 
  • A substâncias mutagênicas e outros xenobióticos, como o tabaco; 
  • A alimentação e a prática ou não de atividade física.


 Nutrigenômica

Com o reconhecimento de que a alimentação (nutrientes/ compostos bioativos) apresenta a habilidade de interagir e regular mecanismos moleculares levando o organismo a ter suas funções fisiológicas melhores ocasionou-se uma revolução na área da Nutrição e deu origem à ciência da Nutrigenômica.

A Nutrigenômica pode ser assim definida, como o estudo da interação entre a expressão do gene e os nutrientes e tem por objetivo determinar como a nutrição afeta as variações genéticas e os eventos epigenéticos (qualquer modificação no funcionamento do DNA sem alterar a sua seqüência, modificação esta que pode se manter até duas gerações).

Nutrigenética

Paralelamente a esses estudos surge outro termo no ramo da Nutrição, a Nutrigenética, que mesmo sendo utilizado por muitos como sinônimo de Nutrigenômica, esses conceitos diferem entre si.

A Nutrigenética investiga como as variações genéticas diferem em resposta a nutrientes específicos e eventualmente levam a diferentes estados de saúde e doença entre os indivíduos, enquanto a Nutrigenômica estuda a interação dieta-gene, como descrito anteriormente.

O surgimento dessas duas ciências contribuiu de forma significante para o entendimento de alguns princípios básicos da ciência da Nutrição Funcional, como o da individualidade bioquímica, que determina que cada ser é único e responde de forma diferente aos componentes da dieta, ou seja, um determinado alimento pode ser benéfico para um indivíduo e causar efeitos opostos em outro. 

Também, por meio da identificação do seqüenciamento de genes e de suas funções, vários estudos têm se empenhado em determinar quais genes estão mais ativados em indivíduos com uma mesma doença e qual a relação da alimentação no quadro, o que em um futuro não muito distante poderá ser utilizado pelos Nutricionistas para prescrição de uma dieta individualizada, levando em consideração o metabolismo e as condições fisiológicas de cada indivíduo.

Veja o texto na integra : http://www.vponline.com.br/blog/?p=109 acesso em 2 de julho de 2010

1 comentários:

Carlos Arruda de Oliveira disse...

ola.. muito bom o assunto abordado.. me interessei bastante pelo tema.. tanto que fui procurar mais sobre a dr. Viviane e encontrei um blog pessoal.. tem uma mateira muito boa lá... sobre bana verde...com receita e tudo.. deem uma olhada.. http://vivianesantanna.com.br/blog

12 de julho de 2010 às 01:32

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB