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Alimentos roxos protegem o sistema cardiovascular

sábado, 9 de julho de 2011

FONTE: G1  MG  acesso em 09/07/2011 




Na última coluna sobre os benefícios das cores dos alimentos, a nutricionista Karin Honorato vai falar sobre os roxos, os pretos e os brancos. Karin destaca que os alimentos roxos são compostos por nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Já os pretos são ricos em ferro; enquanto os brancos possuem cálcio e trazem energia. 




Entre as substâncias responsáveis pela cor viva dos alimentos roxos e pretos, a nutricionista destaca as antocianidinas – substâncias fitoquímicas que trazem os antioxidantes para o organismo –, são elas as responsáveis pela proteção do sistema cardiovascular. As antocianidinas evitam trombos (coagulação do snague), melhoram a circulação sanguínea e ajudam melhorar a oxidação do colesterol, de acordo com Karin.
A nutricionista fala também sobre as particularidades da ameixa, beterraba, uva roxa e berinjela. Entre os benefícios da ameixa, Karin destaca que a fruta ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. Entre as qualidades da uva, a nutricionista ressalta que essa fruta é rica em resveratrol, “benéfico para a proteção cardiovascular do nosso organismo, porque evita trombos, ajuda a melhorar a fluidez do sangue e também inibe a agregação plaquetária.”
Brancos
Entre os benefícios dos alimentos brancos a nutricionista Karin Honorato destaca que batatas, mandioca e inhame são ricos em amido, que traz energia para o organismo. Este grupo ainda ajuda na saúde do estômago, “controlando a acidez”.
Entre os alimentos brancos, Karin destaca que o feijão branco, o coco e o ovo são ricos em cálcio, nutriente relacionado à formação e manutenção dos nossos ossos e dentes, juntamente com o potássio e o fósforo.
A nutricionista fala ainda dos benefícios trazidos pelo consumo do alho, da cebola e da banana. Karin também ressalta que farinhas brancas, sal e açúcar são alimentos que não possuem valor nutricional.
 

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