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Indústria mantém liminar contra Anvisa

sábado, 9 de julho de 2011

FONTE : CFN - Conselho Federal de Nutricionistas
 Autor/Fonte: FOLHA DE S. PAULO - SP acesso em 09/07/2011


Setor de ALIMENTOS não quer "autoritarismo" da agência na PUBLICIDADE de ALIMENTOS que podem fazer mal à saúde. Pesquisa diz que restrições afetariam pouco os gastos com ALIMENTOS ricos em açúcar, sódio e gordura
Somente 9% dos gastos das famílias brasileiras com ALIMENTAÇÃO serão afetados pela resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que pretende regulamentar a PUBLICIDADE de produtos ricos em gorduras, açúcares e sódio. Em junho de 2010, a agência baixou uma medida obrigando os fabricantes a colocarem nos rótulos desses ALIMENTOS alertas sobre os riscos à saúde caso consumidos em excesso. A medida também restringia a propaganda.
A indústria reagiu na Justiça. Por meio de uma liminar, a Abia (Associação Brasileira da Indústria de ALIMENTAÇÃO) mantém suspensa a implantação das medidas até o momento. Um dos argumentos é o de que a propaganda (seja no rótulo ou nos comerciais) é coadjuvante no consumo desses ALIMENTOS e que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) já dá conta de coibir abusos.
Outro argumento dos fabricantes é o de que o governo quer regular a PUBLICIDADE de produtos que estão em queda de consumo. É o que revela uma pesquisa feita pela consultoria Tendências com base em dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE. Entre 1995 e 2008 (último dado disponível), ALIMENTOS com elevadas taxas de açúcar, GORDURA TRANS e saturada e sódio e bebidas com baixo teor nutricional (afetados pela resolução da Anvisa) registraram queda, passando de 14% dos gastos das famílias, em 1995, para 9%, em 2008.
A Folha apurou que um dos maiores fabricantes de biscoitos no país teria de modificar totalmente sua fábrica para reduzir os índices de sódio das bolachas.
O sódio é um conservante. Estima-se que 75% dos custos de produção estejam atrelados a essa substância. Sem ela, seria preciso usar caminhões climatizados no transporte dos biscoitos, repassando o aumento de custos aos consumidores. A indústria e as agências de PUBLICIDADE consideram que uma mudança desse porte precisa ser discutida e não pode ser imposta de forma autoritária.
OUTRO LADO
A regulamentação da Anvisa determina ainda que os comerciais de produtos como os vendidos em redes de fast food tragam alertas de que o consumo excessivo pode levar à OBESIDADE ou demais problemas de saúde.
O governo afirma que esse tipo de restrição existe em outros países e estimulou a indústria a um alto grau de sofisticação, lançando produtos saudáveis, característica explorada pelos comerciais


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