Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

ANVISA-Dicas e Guia de Bolso para viajantes de navios de cruzeiro

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FONTE ANVISA acesso em 15 09 2011
Hotsite dá dicas para viajantes de navios de cruzeiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, na última quarta-feira (14/9), um hotsite com dicas de saúde para pessoas que desejam fazer viagens de navios de cruzeiro. O lançamento ocorreu durante o “Encontro Anual de Avaliação da Temporada de Navios de Cruzeiro 2010/2011”, no Rio de Janeiro (RJ).
“Como a temporada de navios de cruzeiro começa em outubro, é importante que a população consulte o hotsite para conhecer medidas que podem evitar contaminações por doenças durante a viagem”, afirma o diretor da Anvisa Agenor Álvares. Além de dicas para os viajantes, o hotsite traz informações sobre o papel da Anvisa no controle sanitário de portos e os resultados das inspeções nos navios de cruzeiro.
Dicas
Dados da última temporada apontam a diarreia como principal doença que acomete viajantes de cruzeiros, representando 38% das notificações.  “Sabemos que a diarreia é causada, principalmente, pela ingestão de alimentos ou água contaminados, por isso é preciso que os viajantes estejam atentos à qualidade daquilo que ingerem”, diz Álvares.
Para esses casos, o hotsite indica medidas simples, como lavar as mãos com água e sabão ou solução anti-sépitca, ingerir água tratada acondicionada em embalagens lacradas e evitar a adição de gelos de procedência desconhecida às bebidas. “Também é preciso evitar o consumo de frutos do mar crus, leites e derivados crus, preparações culinárias que contenham ovos crus e frutas e verduras com cascas danificadas”, explica o diretor da Anvisa

No caso de doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos, a dica é utilizar roupas que protejam contra picadas de insetos, como camisas de mangas compridas, calças e sapatos fechados e a aplicação de repelentes nas áreas expostas. “O viajante também deve dar preferência a locais de hospedagem com ar-condicionado e que utilizem telas de proteção nas janelas ou mosquiteiro sobre a cama”, orienta o diretor da Anvisa
Setor produtivo
hotsite também possui um espaço de informações para o setor produtivo. Nesse espaço, os armadores dos navios de cruzeiro podem consultar informações sobre a legislação sanitária do setor, além de obter informações sobre procedimentos para notificação de eventos de saúde a bordo das embarcações.
Assim que for finalizado, também estará disponível no hotsite o Guia Sanitário de Navios de Cruzeiro. Direcionado aos representantes, o guia apresenta informações sobre procedimentos de monitoramento de casos suspeitos de doenças transmissíveis a bordo de navios e padroniza os procedimentos de controle sanitário nesse tipo de embarcação.
Confira aqui o hotsite sobre navios de cruzeiro
Confira algumas dicas para evitar transtornos de saúde durante a viagem: 

Caso seja portador de alguma doença, consultar seu médico para uma avaliação e orientações gerais antes da viagem.
- Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, obtenha a prescrição médica e mantenha-a com você. Lembre-se de adquirir medicamentos suficientes para toda viagem.
- É importante a atualização das vacinas de acordo com os calendários de vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Os postos da rede pública oferecem vacinas eficazes e gratuitas.
- Se você ficar doente dentro da embarcação comunique o fato à equipe de bordo. Eles tomarão as devidas providências e alertarão os serviços de saúde do local para onde você está se deslocando.
- Lave as mãos com água e sabão principalmente antes das refeições. Beba água tratada acondicionada em embalagens lacradas ou de fonte segura.
- Evite o consumo de frutos do mar crus.
- Evite o consumo de alimentos vendidos por ambulantes.
- Após o retorno da viagem, caso apresente febre ou outros sintomas como diarréia, problemas de pele ou respiratórios, procure imediatamente um serviço de saúde e informe as regiões que visitou.






0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB