Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Nutrição Alternativa Saudável e Econômica - Como manter o equilíbrio do organismo

quarta-feira, 14 de setembro de 2011





FONTE : SESC RIO- Projeto SESC Nutrição acesso em 14092011




A Dietética Energética faz parte do conjunto de técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sendo a base fundamental de qualquer tratamento. Seus conceitos são frutos de observações que representavam uma poderosa sabedoria popular.

Para a MTC os alimentos são como as ervas medicinais. Tudo que vem da natureza é energia e tem capacidades, funções e expressões. A diferença entre um alimento e um medicamento fitoterápico, é que quando transformamos uma planta num remédio concentramos seu princípio ativo em doses mais elevadas e utilizamos em situações específicas.


A importância do clima em nossa alimentação

Pensando no clima e estações do ano, a escolha alimentar visa favorecer o bem estar e melhorar a vitalidade gerando frio ou calor interno. Se o clima é quente, usamos roupas frescas e alimentos com potencial refrescante, o que a MTC chama de natureza do alimento. Então, se faz calor é hora de usar salada de hortaliças cruas, frutas como banana, melão e melancia, temperos como orégano, hortelã e salvia. E deixar guardados os de natureza quente e morna como o alho, gengibre, canela, pimentas, curry, frutas como o morango e a cereja, comidas gordurosas. No inverno a aveia precisa ser cozida, pois é um cereal de natureza fresca, enquanto no verão vai ser dispensado o cozimento. As oleaginosas, apesar de seu potencial nutricional vão ser indicadas nos períodos de frio, podendo gerar quadros de desequilíbrio energético se utilizadas no clima quente.
A natureza do alimento é um aspecto de fundamental importância na construção do cardápio equilibrado visando manter ou restabelecer a saúde. Fazendo-se então necessária à formulação de receitas saudáveis seguindo os critérios energéticos relativos a cada estação do ano.

Prevenção e tratamento de patologias

Com relação a prevenção e tratamento de patologias, problemas comuns na atualidade como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia merecem conduta nutricional mais individualizada e detalhada quando associamos os conceitos da Dietética Energética Chinesa aos conhecimentos da ciência moderna. Exemplificando algumas abordagens da MTC nestas patologias citadas podemos dizer que um paciente diabético precisa reforçar a energia doElemento Terra (associado ao Baço, Pâncreas e Estômago), o que pode ser feito através do uso de alimentos amarelos e de sabor naturalmente doce, como a cenoura, abóbora e mamão. E ao contrario, o uso do doce de adição, seja do açúcar ou adoçante artificial vai enfraquecer energeticamente o Elemento Terra favorecendo a intensificação da patologia.

No caso da hipertensão arterial há um desequilíbrio energético entre as expressões yin e yang, havendo predomínio do yang gerando calor excessivo. Prevenir ou tratar esse quadro significa nutrir o yin, refrescar internamente, vitalizar o Elemento Água (associado aos rins) e modular oElemento Fogo (associado ao coração). Nesse sentido é importante o uso de grãos como leguminosas, cereais e sementes de girassol, abóbora, gergelim, e contra indicado o uso de alimentos que gerem mais calor como pimentas, gengibre, alho, etc.

Já nas dislipidemias, entre elas a hipercolesterolemia (o excesso de colesterol no sangue - LDL), há acumulo de umidade interna desequilibrio do Elemento Madeira (associado ao fígado e apêndice) necessitando de uma prescrição dietética restrita ou isenta de laticínios (mesmo os desnatados), alimentos crus e alimentos de potencial energético capazes de gerar frio internamente como pepino, banana, tomate, etc.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB