Espaços para participação da sociedade
Agenda Regulatória
A Agenda Regulatória tem periodicidade anual e tem como objetivo promover a previsibilidade e a transparência da atuação regulatória, possibilitando a participação da sociedade na definição dos temas prioritários, incluindo tanto a previsão dos novos regulamentos quanto aqueles que demandam revisão. A participação ocorre principalmente por meio do Conselho Consultivo e das Câmaras Setoriais, que contam com entidades de representação nacional, incluindo representantes do governo, do setor empresarial, dos consumidores e da comunidade científica.
Audiências Públicas
Assuntos de maior destaque são discutidos não só durante as consultas públicas, mas também em audiências públicas, abertas a toda a população. O objetivo é criar um momento de debate no qual todos possam manifestar-se, possibilitando a troca de informações e argumentos. Datas, locais e horários das audiências são divulgados no site da Anvisa.
Câmaras Setoriais
A Anvisa implantou em 2005 Câmaras Setoriais, que também têm caráter consultivo. Reúnem órgãos públicos, sociedade civil e o setor produtivo para debater assuntos estratégicos e subsidiar as decisões de sua Diretoria Colegiada. Em 2005, iniciaram suas atividades as Câmaras de Cosméticos, Medicamentos, Produtos para Saúde, Propaganda e Publicidade de Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, Serviços de Saúde e Toxicologia.
Câmaras Técnicas
Além do Conselho Consultivo e das Câmaras Setoriais, existem também as Câmaras Técnicas, formadas por membros da comunidade científica. Esses especialistas dão assessoramento às decisões técnicas tomadas pela Agência. Estão em funcionamento as Câmaras de Alimentos, Cosméticos, Medicamentos, Medicamentos Fitoterápicos, Produtos para a Saúde e Saneantes.
Conselho Consultivo
A Anvisa ouve a população também por meio do Conselho Consultivo, formado por representantes de instituições da administração pública, da sociedade civil organizada e da comunidade científica. O Conselho Consultivo se reúne a cada três meses, para acompanhar e apreciar o desenvolvimento das atividades realizadas pela Agência, requerendo informações e fazendo proposições a respeito das ações da Anvisa.
Consultas Públicas
Antes da publicação de uma nova norma, resolução ou regulamento, a Anvisa consulta a população para saber sua opinião sobre a questão. O cidadão pode conhecer os assuntos que estão sendo debatidos na Agência e expressar sua opinião por meio do site da Anvisa. Para cada assunto, é criado um fórum virtual de discussão, aberto a todos. Terminado o prazo da consulta, todas as contribuições enviadas são analisadas.
Ouvidoria
A Ouvidoria é um canal de comunicação por meio do qual a população se manifesta e a Instituição responde. Qualquer cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria, para enviar denúncias,reclamações, críticas ou sugestões, por meio do sistema AnvisAtende.
VISA Mobiliza
A sociedade também está convidada a participar do projeto VISA Mobiliza, que começou a ser desenvolvido em 2005. A Anvisa pretende articular uma rede de atores sociais, da sociedade civil organizada e das três esferas de governo, para mobilizar a população em torno de questões de vigilância sanitária, promovendo saúde e cidadania.
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