Melões contaminados causam morte de 13 pessoas nos Estados Unidos
In Controle de Qualidade de Alimentos, In informativo, In nutriçãoquarta-feira, 28 de setembro de 2011
Fonte G1 acesso em 28092011
foto -AFP
Um foco de listeriose matou 13 pessoas e infectou outras 72 nos Estados Unidos, segundo informou nesta quarta-feira (28) o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.
A doença é provocada por uma bactéria chamada Listeria monocytogenes. Esse micro-organismo foi encontrado em melões contaminados na fazenda Jensen Farms, localizada na cidade de Granada, no estado de Colorado.
Com sintomas parecidos com os de gripe, a listeriose pode causar dores musculares e febre. A doença é mais grave em grávidas - elas podem até perder o bebê ou a criança pode nascer com meningite. Segundo o CDC, idosos, recém-nascidos e adultos com as defesas do corpo enfraquecidas também são alvos mais fáceis para a infecção.
Quatro tipos diferentes da bactéria já foram detectados em até 18 dos 50 estados norte-americanos desde o início do surto, em 15 de agosto. Já as mortes aconteceram somente nos estados de Coloroado, Kansas, Maryland, Missouri, Nebraska, Novo México, Oklahoma e Texas.
O tipo de melão infectado é conhecido como Rocky Ford - nome de uma cidade no Colorado famosa por esta variedade da fruta. Mas as autoridades sanitárias do país alertam que aListeria pode crescer em outros tipos de melões, guardados dentro ou fora da geladeira.
Marcadores:
Controle de Qualidade de Alimentos,
informativo,
nutrição
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário