Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Alerta de Consumo de Alimentos e Bebidas após Enchentes

terça-feira, 18 de outubro de 2011

FONTE: VISARJ acesso em 18/10/2011

Após enchentes e outros desastres naturais, a população precisa de acesso seguro aos
alimentos e utensílios, e capacidade de decidir quanto ao destino destes e o que reaproveitar. Nas
enchentes a contaminação dos reservatórios de água e do depósito de alimentos pode ocorrer, e a
água de bebida pode não oferecer segurança aos seus consumidores. Desta forma descrevemos
abaixo alguns cuidados recomendados com relação ao aproveitamento e consumo de alimentos e
bebidas. 

Recomendações gerais:
  •  Não consuma alimentos que tenha tido contato com as águas da enchente;
  • Não consuma alimentos embalados em plástico, papel, papelão ou qualquer outraembalagem que absorva umidade e tenha tido contato com as águas contaminadas;
  • Descarte embalagens de alimentos e bebidas que contenham tampas de rosca ou tampas removíveis uma vez que não há possibilidade de desinfetá-las;
  •  Alimentos enlatados e embalados em recipientes não porosos (plástico rígido, vidro), desde que as embalagens não estejam rompidas ou amassadas, podem ser lavados, enxaguados e desinfetados em uma solução de água sanitária industrializada a 2,5%, sendo 1 colher de sopa por litro de água potável. Podem ainda ser utilizados produtos industrializados para este fim, obedecendo as recomendações indicadas pelos fabricantes;
  •  Beba água mineral engarrafada caso o reservatório tenha tido qualquer contato com as águas contaminadas. Caso não haja água mineral disponível, é necessário ferver água por, pelo menos, 1 minuto antes do uso. 
  • Descarte as tábuas e utensílios de madeira, utensílios em plástico e aqueles destinados para crianças (bicos de mamadeiras, brinquedos de morder, chupetas) uma vez que estes não podem ser desinfetados adequadamente. 
  • Em casos de falta de energia, descartar os alimentos perecíveis (carnes, ovos, laticínios, alimentos preparados, etc.) que tenham ficado fora da temperatura de refrigeração (10ºC) por mais de 2 horas.
  • Alimentos crus nestas condições, mesmo após cozimento, podem causar problemas de saúde nos consumidores ( intoxicação ou infecção alimentar).

Higienização:
  •  Lave todos os utensílios de metal, cerâmica, louça ou vidro com sabão e água. Caso seja possível, utilizar água quente para a lavagem. Enxague e deixe de molho em água fervendo ou de molho em recipiente limpo, contendo 1 (uma) colher de sopa (10 mL) de água sanitária a 2,0 ou 2,5 %, por litro de água limpa, por 20 minutos. Deixe somente escorrer para secar.
  • Após lavagem com sabão e água, em superfícies onde não seja possível lavar com água fervente, (Exemplo: interior de geladeiras), lavar com uma solução de água sanitária (1 col. sopa por litro de água limpa).

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB