Decreto exigirá de restaurantes no Rio aprovação dos bombeiros em 10 dias
In Controle de Qualidade de Alimentos, In gastronomia, In informativo, In Restaurantes, In Você Sabia?terça-feira, 18 de outubro de 2011
FONTE : G1 acesso em 18/10/2011
A prefeitura do Rio vai publicar no Diário Oficial de terça-feira (18) um novo decreto que estipula mudança nas regras para a concessão de alvarás de funcionamento de restaurantes. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, mesmo quem possuir um alvará provisório, terá dez dias para conseguir a aprovação do Corpo de Bombeiros.De acordo com a Seop, antes de 2008, um decreto definia que para alvarás provisórios não seria necessária a aprovação dos bombeiros. É o caso do restaurante Filé Carioca, no Centro do Rio, onde, na quinta-feira (13), uma explosão deixou três mortos e 17 feridos. O estabelecimento possuía um alvará provisório dado pela prefeitura e renovado cinco vezes. Mas não tinha a aprovação do Corpo de Bombeiros, já que o alvará datava de antes da regra estabelecida em 2008.
Com a publicação do novo decreto, restaurantes que se encaixam no mesmo caso do Filé Carioca – que têm alvará provisório sem a aprovação dos bombeiros – terão dez dias a partir da notificação para conseguir a liberação dos bombeiros. Caso não apresentem a documentação no tempo estipulado, os comércios podem ter o alvará negado, além de multas e interdição do local.
A prefeitura vai publicar outro decreto na terça-feira. A nova regra também muda antigas determinações sobre o alvará provisório. A partir da publicação, todos os estabelecimentos que produzirem ou servirem comida precisarão da aprovação dos bombeiros. Segundo a Seop, antes, apenas restaurantes com mais de 80 m² precisavam do documento.
Marcadores:
Controle de Qualidade de Alimentos,
gastronomia,
informativo,
Restaurantes,
Você Sabia?
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário