Image and video hosting by TinyPic

Entre em contato conosco - Acesse nosso site

Entre em contato conosco - Acesse nosso site
NUTRY UP- (21) 99386-8660

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS SERVIÇOS
Manual de Boas Práticas, POPs , Treinamentos

Cartilha da ANVISA- para orientação de Manipuladores de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos
MESA BRASIl

Aumentam para 29, reclamações sobre achocolatado no RS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011




fonte:g1 acesso em 05/10/2011

Dois lotes de Toddynho foram retirados do mercado na sexta-feira (30).
Foram registradas ocorrências de mal-estar e irritação em 12 municípios.


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul informou que foram recebidas 29 notificações de reações adversas provocadas pelo achocolatado Toddynho no estado até esta terça-feira (4). A Secretaria de Saúde do RS recomenda que a população não consuma o produto até o resultado das análises nos lotes em que há problema.
Segundo a secretaria, foram informadas ocorrências em 12 municípios: Porto Alegre (9 casos), Gravataí (6 casos), Erechim (2 casos), Caxias do Sul (3 casos), Canoas (2 casos), São Leopoldo (1 caso), Rio Pardo (1 caso), Taquari (1 caso), Cachoeirinha (1 caso), General Câmara (1 caso) e Passo Fundo (1 caso). Inicialmente, apenas quatro casos haviam sido notificados. Entre as reações estão ardência e lesões nas mucosas da boca.
Na sexta-feira (30), a detentora da marca Toddynho, Pepsico, informou que os lotes com problemas foram retirados de circulação e que tomou conhecimento de alteração na qualidade de cerca de 80 unidades de 200 ml de Toddynho Original, comercializadas na região metropolitana de Porto Alegre.
Até o momento, a secretaria informou que amostras com data de validade 19/02/2012 estão sendo analisadas pelo laboratório central do estado. Os primeiros resultados indicaram um pH de 13,3, alcalino, considerado um índice muito alto para um alimento, semelhante ao da soda cáustica. Como os casos informados referem-se a outros lotes, novas amostras estão sendo recolhidas e encaminhadas para análise.
O centro informou que comunicou o caso à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma vez que o produto tem distribuição nacional, e emitiu um alerta às autoridades sanitárias regionais e municipais de todo o estado determinando a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista.
A Secretaria de Saúde do RS recomendou que o consumo seja evitado até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo. Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados, como sensação de ardência, irritação e lesões na mucosa da boca, procure atendimento médico, entre em contado imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância.
Além disso, o consumidor deve manter o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração. Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.
Procurada pelo G1 a respeito das novas notificações, a Pepsico informou que ainda não deve se manifestar sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Nutry Up by TNB